Um museu a visitar: O Fluviário de Mora, o melhor museu português 2008

No Público

Numa decisão inesperada, e que foi também vista como “ousada”, a Associação Portuguesa de Museologia (Apom) considerou o Fluviário de Mora o Melhor Museu Português 2008; receberam menções honrosas os museus de Arte Contemporânea de Elvas e Arqueológico do Fundão.

Na lista de prémios da Apom, hoje anunciada em Lisboa, o Museu Nacional de Arqueologia venceu na categoria Exposição, pelo conjunto de mostras exibidas. Na categoria de melhor catálogo venceram o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, pela publicação que acompanhou a exposição “Amadeo”, e também os museus do Neo-Realismo, em Vila França de Xira, Marítimo de Ílhavo e a Divisão de Publicações da Assembleia da República, pelo catálogo sobre os tratados internacionais.

Os museus das Comunicações e da Colecção Berardo, em Lisboa, receberam o Prémio Melhor Serviço de Extensão Cultural. O Prémio Carreira foi para a historiadora Adília Alarcão, que se mostrou “muito desassossegada” no momento de o receber, por achar que nunca tinha feita “nada bem”. Marta Rocha Moreira, da Faculdade de Arquitectura do Porto, recebeu o de Melhor Trabalho de Museologia, pela tese “Da casa ao museu”.

Este ano, e pela primeira vez, a Apom distinguiu também jornais: o PÚBLICO, pelo seu acompanhamento da Cultura, e o “Diário de Notícias do Funchal”. O melhor site foi o do Museu da Polícia Judiciária, pelo projecto “SOS Azulejo”.

Kommentare

  1. Obrigada pela informação, há por aqui muitos que não conheço.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Notícia da Cidade Silvestre de Lídia Jorge