O Curioso Caso de Benjamin Button ~ Quando uma vida corre ao contrário



O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button) é uma adaptação do clássico conto da década de 1920 escrito por F. Scott Fitzgerald, sobre a história de um homem que nasce com aparência de oitenta anos e vai rejuvenescendo.
Tudo começa em New Orleans a partir do fim da I Guerra Mundial, em 1918, até o século XXI, que dá sequência para sua jornada extremamente incomum. Com dezoito anos, Benjamin Button era como um homem de cinquenta, aos setenta fazia lembrar um garoto de dez anos de idade.

O Estranho Caso de Benjamin Button
Título original: The Curious Case of Benjamin Button
De: David Fincher
Com: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Taraji P. Henson, Jason Flemyng, Elias Koteas e Julia Ormond.
Género: Drama, Romance
Classificacao: M/12
EUA, 2008, Cores, 166 min.

Crítica de NUNO GALOPIM no Diàrio de Notícias
Estreia hoje em Portugal o filme 'O Estranho Caso de Benjamin Button'. Protagonizado por Brad Pitt e Cate Blanchett, é, apesar do desaire nos Globos de Ouro, um sério candidato aos Óscares
Filme de David Fincher adapta um conto de Scott Fitzgerald
E se, contra a lógica dos ponteiros do relógio, que rodam ao ritmo de 60 segundos por minuto, em sentido directo, uma vida acontecesse ao contrário? Começaria na velhice e cresceria, ano após ano, revelando cada vez mais evidentes sinais de juventude, como se o relógio que a comanda tivesse os ponteiros irremediavelmente em sentido inverso? Este é o ponto de partida de O Estranho Caso de Benjamin Button, um conto de F. Scott Fitzgerald publicado em 1921 que agora conhece adaptação ao cinema por David Fincher.
Com acção transferida de Baltimore para Nova Orleães, o filme acompanha a história de Benjamin Button (interpretado por Brad Pitt), que nasce na noite em que a cidade celebra o fim da Primeira Guerra Mundial. Com pele enrugada, é um velho em corpo de bebé. E contra o diagnóstico do médico, sobrevive. Educado num lar de idosos, não sente na pele o peso da diferença, mas ao mesmo tempo que vê os companheiros a piorar e morrer, rejuvenesce. É nesses dias que conhece Caroline (Cate Blanchett). Entre os dois nasce uma ligação, depois um amor, que, por vivido com ciclos de vida opostos, nasce devagar, encontra equilíbrio na meia-idade, mas acaba condenado a um desfecho que se imagina trágico.
História de um amor desencontrado, O Estranho Caso de Benjamin Button cruza com as personagens o tempo através do qual evoluem as duas vidas. Da Nova Orleães dos anos 20 à Rússia em tempos da Segunda Guerra Mundial, mais tarde descobrindo a Nova Iorque dos anos 50 ou escutando rock'n'roll nos dias de 60.
A cuidada direcção artística e o trabalho de guarda-roupa já mereceram ao filme algumas nomeações e mesmo prémios. O filme venceu já categorias de Melhor Filme em diversas associações de críticos, entre as quais a National Board of Review. Aos Globos de Ouro concorreu com cinco nomeações, terminando contudo a cerimónia sem uma única vitória. Apesar do desaire nos Globos de Ouro, o filme está entre os favoritos para as nomeações para os Óscares, que serão reveladas em Los Angeles no próximo dia 22.

Kommentare

  1. Olá Teresa

    Um filme a ver, sem dúvida. Não conheço esta história do Fitzgerald, achei curioso a personagem feminina também se chamar Daisy, como no Great Gatsby.

    Beijinho e até amanhã
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. Também não conheço este conto do F. Scott Fitzgerald.
    Pensava que conhecia toda a sua obra literária, afinal há sempre alguma coisa, que escapa. Quero ver este filme também por causa do Brad Pitt.
    O Great Gatsby foi interpretado pelo Robert Redford. Como ele era lindo quando era novo. Claro que, o romance era muito melhor, mas do filme também gostei.

    AntwortenLöschen
  3. Quero ver se consigo ver este filme no próximo fim de semana...

    Beijocas!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon