E o Oscar vai para... "Quem quer ser Bilionário?" ~ o grande vencedor dos Óscares com 8 estatuetas



"Quem quer ser Bilionário?", uma produção inglesa, conquistou o Óscar do Melhor Filme, terminando a noite da 81.ª edição dos prémios da Academia como a película mais premiada, com oito estatuetas douradas, entre as quais a de Melhor Realizador, Danny Boyle, e Melhor Argumento Adaptado, Simon Beaufoy, ambos britânicos. Venceu ainda nas categorias de Melhor Fotografia, Som, Montagem, Banda Sonora Original e Canção Original.
A história de um garoto analfabeto dos bairros de lata de Mumbai que participa num jogo de perguntas e respostas, mas ao começar a se tornar um vencedor durante as fases, muitos passam achar em trapaça. Mas ele faz tudo por uma menina, que ele tem esperança de estar sendo visto pela TV. O segundo filme a receber mais estatuetas foi "O Estranho Caso de Benjamin Button", que levou para casa três prémios, os relativos à Melhor Cenografia, Maquilhagem e Efeitos Visuais.

O Melhor Realizador
Danny Boyle ~ "Quem Quer Ser Bilionário?"

Argumento Adaptado
Simon Beaufoy ~ "Quem Quer Ser Bilionário?"

Sean Penn ganhou o Óscar de melhor actor pela interpretação do primeiro homossexual eleito para um cargo político nos EUA em "Milk". Foi a sua segunda distinção pela Academia, cinco nomeações, depois de "Mystic River", em 2004.

A britânica Kate Winslet conquistou o prémio de melhor actriz pela sua interpretação em "O Leitor"; foi a sua sexta nomeação.

Nomeado em 2006 por "Brokeback Mountain", Heath Ledger conquistou o Óscar de melhor actor secundário pelo seu papel como Joker em "Cavaleiro das Trevas". Ledger, que morreu o ano passado aos 28 anos, é o segundo actor a receber um Óscar a título póstumo, depois de Peter Finch "Escândalo na TV" em 1977.

Penélope Cruz foi eleita a melhor num papel secundário tornando-se na primeira actriz espanhola a receber um Óscar. Em 2008 tinha sido premiado o seu conterrâneo Javier Bardem, com quem Penélope Cruz contracena em "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, que lhe valeu agora o prémio.

O Óscar para o Melhor Argumento Original vai para Dustin Lance Black por "Milk"

O filme japonês "Departures" realizado por Yojiro Takita recebe o Óscar do melhor filme em língua estrangeira

A película alemã, "Spielzeugland", recebe o Óscar de melhor curta-metragem.

Documentário: "Man on Wire"

Animação: WALL-E

Jerry Lewis recebeu o Prémio Humanitário Jean Hersholt por ter dedicado a sua vida a ajudar as crianças que sofrem de distrofia muscular angariando perto de 1500 milhões de euros pela causa.

http://babyvelvet.blogspot.com/2009/02/and-oscar-goes-to-hugh-jackman.html

Kommentare

  1. o milionário não chegou aqui ainda. amei que a kate winslet ganhou. adoro essa atriz. e gostei muito q tb o sean penn levou o oscar de melhor ator. merecidíssimos. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
  2. Pois é, já se estava à espera! Tirando o Sean Penn...

    Não tive a sorte de ver tudo, ainda estou um bocado irritada com o assunto! Daí a maior subjectividade da minha apreciação... ;)

    Beijocas, Teresa!

    AntwortenLöschen
  3. Anonym2/23/2009

    Que desilusao.
    Para mim, o oscar de melhor filme deveria ter sido atribuido a outro nomeado.
    Mas o resto, parece-me bem.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!