O 11º dia do 11º mês do ano!

Neste dia e ao longo de toda a semana são realizadas procissões infantis de São Martinho, organizadas pela Igreja católica e luterana.
As crianças preparam-se durante semanas para o dia de São Martinho, ensaiando canções e construíndo lanternas coloridas para iluminar as procissões.
Como elas ocorrem a partir das 17 horas, quando começa a escurecer, é preciso iluminar o caminho.
"Lá em cima brilham as estrelas, cá em baixo brilhamos nós", canta a garotada acompanhada por diversas bandas de música.
Um São Martinho a cavalo e com capa é outro requisito indispensável, pois segundo a lenda ele era um nobre, rico, bem vestido e bem alimentado, que cortou a sua capa ao meio e deu metade a um mendigo.
Após a procissão as crianças vão de casa em casa pedindo guloseimas.

Hoje também é o dia da abertura da chamada "quinta estação do ano" nas cidades da Renânia, onde o carnaval é a festa mais importante da região.

Kommentare

  1. Amiga Teresa!

    Dia de São Martinho, comem-se castanhas e prova-se o vinho!!!

    Amiga, hoje comem-se rojões de porco, castanhas e bebe-se vinho da Quinta dos Santo Amaro, do meu tio António, onde fui à vindima, lembras-te???

    Sou feliz, está cá o meu príncipe que fará anos a 15.

    Vou arranjar um forma de te enviar algo (pouquinho) da minha terra amada.
    Manda-me a tua morada por e-mail, para aqui:
    nafer@sapo.pt

    Beijos


    PS. Se não for antes, mando-te no Natal.

    AntwortenLöschen
  2. Estou no Porto. Comi umas belas castanhas à borla,mas a menção ao S. Martinho ficou-se por aí.

    AntwortenLöschen
  3. Eheheh, nisto de santos sou uma autêntica ignorante, que julgava que quem tinha dado a capa ao mendigo tinha sido São Jorge... :)

    AntwortenLöschen
  4. São Jorge nasceu na Capadócia no ano de 280. No final do século III, o cristão Jorge trocou a Capadócia, na Turquia, pela Palestina, vindo a ingressar no exército de Diocleciano. Jorge logo se destacou, sendo elevado a conde e depois a tribuno militar. Tudo ia bem, até que as perseguições aos seguidores de Cristo reiniciaram. O rapaz não quis negar sua fé, fazendo com que Diocleciano se sentisse traído. O imperador, então, condenou-o às mais terríveis torturas. E Jorge consegiu vencer a todas elas. Suportando uma dor atrás da outra, o filho da Capadócia suportou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal. A cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados. O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se firme e vivo. O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, assim como a própria esposa do imperador. Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303. Conta-se ainda que o bravo militar matou um dragão para salvar a filha do rei de Selena e todos os habitantes desta cidade Líbia. Lenda ou realidade, o fato é que São Jorge nos lembra que todos nós temos algum desafio a vencer nesta vida, seja o nosso orgulho, o nosso egoísmo ou mesmo problemas que nos afetam no dia-a-dia. Como ele, devemos permanecer fortes e corajosos, independentes dos desafios que a vida nos traga. Assim, como Jorge, havemos de vencer.

    AntwortenLöschen
  5. Wo teilte der Legende nach der Heilige Martin seinen Mantel mit einem Bettler?

    Amiens!
    Martin war ein Soldat. Später wurde er Bischof in der Stadt Tours. Er starb im Jahr 397 n. Chr.

    AntwortenLöschen
  6. Hoje já aprendi mais qq coisa ...!

    Bjks da M&M & Cª!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!