“Auto plagiar-se é estilo.”

 
O Homem Que Sabia Demais é o único filme britânico que Alfred Hitchcock resolveu produzir uma segunda vez nos Estados Unidos no ano 1956.

No filme britânico, de 1934, é um casal inglês Bob e Jill Lawrence, que com a sua filha Betty, estão a passar as férias de inverno em Sankt Moritz na Suíça.
Um amigo deles, Louis Bernard, é atingido por um tiro enquanto dançava com a Jill. Antes de morrer, Louis dá à Jill a chave do seu quarto e pede-lhe para entregar o pincel da barba ao embaixador britânico ou a um homem chamado Gibson.
O assassino de Louis Bernard, temendo que o seu plano seja revelado, rapta com a ajuda do sinistro Abbott — só pela grandiosa interpretação do Peter Lorre vale a pena ver este filme — a Betty para manter os pais calados, levando-a para Londres.

No filme de 1956, os britânicos são substituídos por um casal americano: James Stewart e Doris Day, como Ben e Jo McKenna, respectivamente. Eles estão passando as suas férias em Marrocos com o filho Hank (e não filha, como no original), onde um espião francês, Daniel Gélin, confidencia um segredo a Ben McKenna antes de morrer nos seus braços no mercado de Marrakech.
Para que os McKenna fiquem calados, uma organização de espionagem internacional rapta Hank e leva-o para Londres.

Apesar de algumas diferenças, o momento culminante nas duas produções acontece no mesmo local: o famoso Royal Albert Hall.

Kommentare

  1. O que eu gostei dos filmes de Hitchcock! Todos!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eu também, Graça, eu também!

      Esta tarde, em vez de ir passear, fiquei no meu sofá a ver as duas versões de O Homem Que Sabia Demais, dois dos meus filmes preferidos.

      Löschen
  2. Confesso que não vi o primeiro, da fase inglesa do grande Hitch! Mas o segundo já vi e revi várias vezes, que é para isso que servem os DVDs... :)))

    Mas hoje estive a rever outro filme antigo, em que curiosamente Peter Lorre também faz parte do cast: Casablanca! :)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Apesar da superioridade do filme de 1956, gosto também da produção de 1934, influenciada pelo carisma de Peter Lorre, que interpreta o papel do principal vilão com todos os registos do grande actor que ele era.

      Löschen
  3. Vi, revi, voltei a ver, por aí fora.
    O Casablanca, esse então, já o sei de fio a pavio.
    Podia interpretar os personagens todos!
    Boa semana!

    AntwortenLöschen
  4. Um filme para revermos quando estivermos juntas que espero que seja em breve.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon