Posts

Es werden Posts vom Januar, 2015 angezeigt.

Risco e ESPERANÇA

Bild

O pai do Impressionismo

Bild

JUVENTUDE

Bild
"Era Janeiro e o tempo estava glorioso: um glorioso tempo ensolarado de Inverno, mais encantador que o de Verão pelo que tem de inesperado e de revigorante, e por se saber que não vai, não pode durar muito. É como uma herança inesperada, uma dádiva divina, como um golpe de sorte!"

Rumo ao Farol

Bild
"É legítimo que mesmo um herói moribundo pense, antes de morrer, quantos homens dele falarão no futuro. A sua fama dura, talvez, dois mil anos. E que são dois mil anos (perguntava Mr Ramsey, olhando com fixidez a sebe)? Que são, de facto, quando do cimo de uma montanha se descortinam os vastos desertos do tempo? A própria pedra em que se bate com uma bota sobreviverá a Shakespeare."   No 42º encontro do Círculo Literário opiniamos sobre Rumo ao Farol de Virginia Woolf ,  publicado em 5 de Maio de 1927. Dividido em três partes: "A janela", "O Tempo passa" e "O Farol", o romance foca a familia Ramsay e as suas visitas à Ilha de Skye, na Escócia, entre 1910 e 1920. As primeiras obras de Virginia Woolf foram The Voyage Out (1915) e Noite e Dia (1919). Em Mrs. Dalloway (1925), Virginia Woolf emprega recursos narrativos inovadores para retratar a experiência individual. O mesmo ocorre com Rumo ao Farol .   Em 1

Frango Português

Bild
Há anos que festejamos o aniversário do meu marido no Clube Português.  A tradição continua... Sábado à noite reuniu-se toda a família, n ão no Clube Português (marcamos a mesa tarde demais), desta vez no Frango Português.

A Vingança do Lobo

Bild
Ao ler a nota dos agradecimentos, fiquei a saber que a ideia de O jogo de Ripper resultou de uma ideia frustrada de escrever um policial a quatro mãos com o marido, Willie C. Gordon, o seu companheiro no amor e no crime.  Confesso que os romances de Isabel Allende não me entusiasmam muito. Não gosto da mística das sagas e da aura espiritual das suas personagens, ou, mais precisamente, do seu realismo mágico. Ripper é um jogo que envolve cinco adolescentes e Blake Jackson, avô de Amanda, reunidos via Skype, para desvendar enigmas criminais. A mestra do jogo é Amanda Martín, uma garota que vive em São Francisco, filha de Bob Martín, o inspector-chefe do Departamento de Homicídios da cidade, e de Indiana Jackson que trabalha na Clínica Holística. O 18º romance de Isabel Allende não é realmente um policial, ou um thriller, embora tenha um toque de mistério e momentos de grande tensão perto do fim, quando Indiana — a personagem mais Allendesca — cai nas mãos do criminoso.  É mu

Longa Jornada Noite Adentro

Bild
A peça representa de maneira trágica a história da família de Eugene Gladstone O'Neill — dramaturgo anarquista e socialista americano que recebeu o Nobel de Literatura de 1936 e o Pr é mio Pulitzer por várias vezes. Longa Jornada Noite Adentro foca um dia de uma família norte-americana no ano de 1992 — em que vem à tona as dores, as frustrações e os  ressentimentos. James Tyrone, um actor de ascendência irlandesa, tem 65 anos, porém parece ter dez anos menos; a sua mulher e os dois filhos Jamie e Edmund sofrem com a avareza doentia do pai. Os três homens são alcoólicos, a mãe é dependente de morfina. Noite inesquecível de Teatro.

PARA O EGIPTO!

Bild
Paul Klee, 1929 Max Sleevogt, O Nilo em Assuan, 1914 As viagens de Max Sleevogt e de Paul Klee ao Egipto são o tema da exposição que visitei no Museu Kunstsammlung NRW. Na Primavera de 1914, Max Sleevogt empreendeu, pela primeira vez, uma expedição de Alexandria at é Assuan. Com grande entusiasmo, ele pintou tudo o que viu em 21 pinturas, bem como numerosas aquarelas e desenhos; na viagem de volta, ele parou na Itália. Paul Klee visitou o Egipto em 1928/29. O seu caminho foi ao longo do Nilo at é  Cairo e Alto Egipto. Os trabalhos efectuados em conexão com a sua viagem reflectem o padrão da vanguarda modernista.

ANO NOVO, VIDA NOVA!

Bild