O expressionismo alemão


O expressionismo é o movimento mais característico do modernismo alemão, e se estendeu também para países vizinhos cuja situação social e política era similar, como a Áustria e em certa medida também a Rússia.
Os trabalhos gráficos do Expressionismo Alemão apresenta uma reunião de 70 gravuras dos mais importantes representantes do modernismo germânico como Erich Heckel, Emil Nolde, Alexej von Jawlensky, Karl Schmidt-Rottluff, Oskar Kokoschka, Vasily Kandinsk, 
Paul Klee, Otto Mueller, Ernst Barlach, Franz Marc, Max Beckmann, Otto Dix, Lyonel Feininger, Max Pechstein.

Kommentare

  1. Vejo nestes nomes estilos muito diferentes para encaixar tudo no expressionismo alemão e o Grito de Munch parece-me mais próximo do expressionismo alemão que Kandinky

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Apesar da origem russa Wassily Kandinsky adquiriu a nacionalidade alemã em 1928.

      O artista plástico foi professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais.

      O movimento expressionista Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul) ocorre desde 1911 até 1914 e os principais pintores foram Wassily Kandinsky, Alexej von Jawlensky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin.

      Löschen
  2. Completamente a leste.
    Resta-me desejar bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A minha amiga Beatriz, que estudou História da Arte, estava completamente a leste até eu a levar a uma exposição sobre o expressionismo alemão em Wuppertal.

      Bom fim de semana, Pedro.

      Löschen
  3. Um movimento com obras impressionantes - há anos estive num curso de arte em Serralves, pude ver e ouvir falar sobre o expressionismo e contemplar imagens de algumas das obras.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!