A rã da discórdia


A escultura de uma rã verde crucificada numa cruz é uma obra do artista alemão Martin Kippenberger (1953-1997). 
A peça de Kippenberger com o nome “Zuerste die Fuesse” (“os pés primeiro”), mostra uma rã verde crucificada com a língua de fora numa cruz de madeira, a segurar numa das mãos uma caneca, e na outra um ovo. 
 A obra não pretendia ferir o sentimento religioso de muitas pessoas que vêm a cruz como símbolo do amor de Deus e da salvação e que merece reconhecimento e devoção religiosa.
O artista pretendia apenas expressar um momento pessoal de crise profunda.

Kommentare

  1. Obrigada pelo link. Acabei de vir ao computador e reparei.

    Beijinho desta sua admiradora
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. é a crise das rãs verdes. "eizea"

    AntwortenLöschen
  3. Sem uma explicação, muitas pessoas não teriam chegado a essa interpretação. Outras culturas teriam recorrido à violência como “forma” de protesto. Eu olho e não gosto.

    AntwortenLöschen
  4. Uma simbologia difícil de atingir, mas como sou contra censuras, respeito sem perceber.
    Aliás, para mim um dos problemas da arte contemporânea é que deixou de se preocupar com a beleza, fealdade e o saber comunicar. O artista muitas vezes fala para si mesmo ou para um grupo fechado que depois se armam em seres superiores por entenderem a sua obra.

    AntwortenLöschen
  5. Ui pensei em desistir de comentar este post pois tenho mais do que uma ideia que quero falar
    1. Sempre que se usa símbolos religiosos é normal que as pessoas de religião se sintam visados. Portanto o que ele queria era fazer se notado

    2. Quanto as pessoas poderem fazer tudo em nome da arte tenho as minhas reservas sobre esse tema e não sou religiosa. Portanto o que ele queria era que reparassem nele

    3. "O artista pretendia apenas expressar um momento pessoal de crise profunda." e numa crise profunda sem bases religiosas usa uma cruz?
    Portanto o que ele queria era atenção

    4. Acho que também está numa crise de inspiração mas isso sou que que achei a "obra" de mau gosto... de feia e descontextualizada, mas que percebo eu de arte

    Ich möchte Benachrichtigungen erhalten deve significar volta cá para ouvires das boas ;)

    Blog LopesCa/Facebook 

    AntwortenLöschen
  6. Ai, credo, levei dois sustos: com a imagem, que já tinha visto na Lopesca, e com o primeiro comentário, da nossa amiga Isabel, que já nos deixou há tanto tempo. Saudades dela, que era uma querida!

    Abraço para ti!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen